quinta-feira, 6 de março de 2014

Análise: Aline Barros - Graça


Hoje analisaremos o novo álbum da cantora Aline Barros, esse que foi lançado em novembro do ano passado e conta com a produção de Ruben di Souza. O álbum rapidamente alcançou disco de platina por mais de 80 mil cópias vendidas e tem sido amplamente divulgado por todo o Brasil. Vale ressaltar que a cantora adotou um estilo mais pop/rock que todo os álbuns anteriores, o que dividiu a opinião de seus admiradores, porém é válido dizer que ao longo de todo o disco, o produtor mostrou-se bastante competente e inovador em sua produção, nota-se também uma maior firmeza e amadurecimento na técnica vocal da cantora.


"Revolução" é a primeira faixa do disco e logo de cara causa um impacto no ouvinte por mostrar um estilo nunca gravado pela cantora, pode-se dizer que a produção leva o maior destaque na faixa, os efeitos
contidos na música faz com ela torne-se bastante envolvente, dinâmica, e bastante atrativas para jovens/adolescentes.

"Lugar Seguro"é o segundo single do CD, e umas das mais belas do álbum, é uma composição de Anderson Freire e embora dê um segmento à primeira faixa com um forte estilo pop, tem tudo pra agradar às igrejas. Vale muitos replays!

 A terceira canção do CD é o single "Casa do Pai". A música dividiu opinião, e uma das criticas à canção é pelo fato dela ter uma letra simples por vezes chegando a ser clichê, se formos comparar com o single do álbum anterior, podemos dizer que "Casa do Pai" é superior em relação no quesito produção e arranjos, porém, deixa-se um pouco a desejar em relação à letra da música. O single já é bastante tocado nas rádios de todo o Brasil, porém não acho que chegará a fazer o mesmo 'estrondo' que foi o "Ressucita-me".

"Profetas Dessa Geração" é uma composição do Pr. Lucas e embora seja mais uma daquelas canções agitadas, o casamento de belos arranjos/letra e a linda voz da Aline Barros fazem com que a canção seja um dos destaques do álbum. Vale replays.

A quinta canção fica por conta de "O Poder da Cruz" composta por Pr. Lucas e Josué Godoi, a letra fala sobre os desejos e vontades que o mundo oferece e a carne deseja, porém o poder da cruz é capaz de fazer-nos lembrar de quem somos e no dar poder para vencer o mal, a letra é o único destaque da canção, o excesso de pop/rock até aqui faz essa canção tornar-se maçante.


Considerada o novo "Ressucita-me", "Esperança" tem sido bastante comentada pela internet, e não é pra menos, as semelhanças entre as duas canções são bastantes visíveis. Pessoalmente, essa canção não me agradou muito  (justamente por parecer demais com "Ressucita-me"), mas creio que será um dos grandes destaques do CD.

É impossível negar que esse álbum esteja recheado de destaques. "Tua Palavra" é a prova disso, sem falar que a canção é a cara do Fernandinho e é baseada em Salmos 119. O próprio Fernandinho juntamente com a cantora Aline Barros são os compositores.

"Entrega/ A Deus Toda Glória é a próxima canção e juntamente com "Lugar Seguro" é uma das mais lindas do disco, a letra fala sobre entrega e rendição a Deus, a última parte do canção é de arrepiar! Sem dúvidas é a música mais espiritual do CD.

"Santo"é mais uma composição do cantor  Fernandinho, os tons de rock presente na música dão até um "ar" internacional à canção, porém a letra é bastante comum e não trouxe nenhuma inovação. Pode notar-se que, desde o CD anterior, Aline tem deixado um pouco de lado aquele estilo mais congregacional que a consagrou tempos atrás, seguindo um estilo mais parecido com cantores/bandas consagradas como Livres Pra Adorar, Fernandinho, Hillsong e até mesmo Thalles Roberto.

A décima faixa fica por conta da música-título do Álbum "Graça", que também não possui nada inovador no quesito letra/arranjos, porém diferente da faixa anterior, essa canção tem suas qualidades e o refrão é totalmente chiclete, a ministração da cantora no meio da canção dão um "up" a mais a música.


Não é a toa que Aline Barros é considerada uma das maiores interpretes no meio gospel, a cantora surpreende com sua performance a cada álbum lançado, "O Fogo Não Descansa" é prova disso, Aline dá um show de interpretação juntamente com os a produção de Ruben di Souza que também arrasou na produção, mesmo sendo uma versão da música "Fire Never Sleeps" de Jesus Culture, a canção não deixa a desejar se comparado com a versão americana. Vale replays!

"O Hino" faz-nos lembrar da Aline de "Som de Adoradores" e "Caminho de Milagres", além disso, é a música mais congregacional do CD e completamente linda, a canção tem tudo pra se tornar um hit!

"Sou Mais Que Vencedor" é outra canção no estilo pop/rock, como já dito anteriormente o CD está repleto de canções nesse estilo. A faixa é de composição de Gislaine e Mylena e fala sobre a invencibilidade daqueles que estão em cristo, a música além de ser animada é bem gostosa de se ouvir, e os destaques mais uma vez vai para a interpretação da cantora.

A última canção fica por conta de "Melhor para mim" versão de "Best of  Me" de Darlene Zschech. A letra é bem fraca, porém o produtor optou por fazer permanecer os arranjos quase idêntico ao original, e esse estilo bem americanizado é o que vai chamar a atenção, destaques também para o back.

Conclusão:
É indiscutível dizer que Aline Barros inovou nesse novo disco, trazendo canções bem modernas que tem o foco direcionado principalmente para jovens, Ruben di Souza mostrou-se a todo momento competente no trabalho que fez, dando ao álbum uma produção de peso, porém o álbum peca por trazer em excesso músicas no estilos pop/rock, o que faltou foram mais canções no estilo congregacional que a consagrou como "Sonda-me, Usa-me", "Caminho de Milagres", etc. De qualquer forma esse lançamento, superou o chato "Extraordinário Amor de Deus". Não duvido nada que em breve esse disco já alcance disco de platina duplo.

Nota Final:



Nenhum comentário:

Postar um comentário